Serviço

Justiça Federal determina emissão urgente de passaporte a estudante de Santa Maria

O 1º Juizado Integrado de Santa Maria (RS) determinou à União que emita, com urgência, um passaporte para uma estudante do município. Ela foi selecionada para cursar o Mestrado em uma universidade de Portugal e precisa viajar ao país para realizar a matrícula. A antecipação da tutela foi concedida na quinta-feira pelo juiz federal substituto Daniel Antoniazzi Freitag.

A autora ingressou com a ação ao saber que a confecção do documento estaria suspensa desde o final de junho em razão de problemas orçamentários. Segundo informou, o Consulado do país europeu teria agendado uma entrevista, marcada para a próxima quinta-feira, para concessão de seu visto.

Ao analisar o pedido, o magistrado destacou que a União teria liberado recentemente R$ 102,4 milhões para a emissão de passaportes, controle do tráfego internacional e de registro de estrangeiros. Desse modo, superada a restrição orçamentária, não há qualquer óbice ao atendimento do pedido da autora para que a Delegacia da Polícia Federal adote os procedimentos necessários para a imediata emissão do passaporte da autora, uma vez que ela já preencheu o formulário de emissão do passaporte constante do site da Polícia Federal, reuniu os documentos necessários e já pagou a Guia de Recolhimento da União respectiva, afirmou em seu despacho.

PF suspende emissão de passaporte por tempo indeterminado

Ele também considerou que estariam presentes os requisitos para a decisão antecipada: probabilidade do direito alegado e perigo de dano de difícil reparação caso o pedido somente fosse atendido ao final da tramitação processual. 

Freitag determinou à União/Fazenda Nacional que adote as providências necessárias para a expedição e entrega do passaporte até a quarta-feira. Cabe recuso da decisão. 

*Com informações da assessoria de comunicação da Justiça Federal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Fiscalização interdita escola de Educação Infantil 

Próximo

Menina foi espancada porque não queria jantar, conclui inquérito 

Geral